Você sabia que o Coronavírus pode atingir o Sistema Nervoso?
A pandemia de COVID-19 teve início em dezembro de 2019, doença essa causada pelo vírus SARS-CoV-2. Já sabemos que esse vírus é responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Grave e que grande parte das infecções por esse vírus resultam em infecções do trato respiratório superior, levando a uma resposta inflamatória exagerada e a insuficiência respiratória.
Como aprendemos no post da semana passada, para entrar em nossas células, é necessário que a proteína S do vírus interaja com o receptor da enzima conversora de angiotensina (ACE2). Esse receptor está presente nas células das nossas vias aéreas, nas células dos rins, intestino delgado, do pulmão, dos vasos sanguíneos e no sistema nervoso central. “Epa! Como assim o Sistema Nervoso?” Estudos recentes mostram que além de afetar o trato respiratório, o vírus tem um potencial neuro invasivo, ou seja, ele é capaz de infectar o nosso sistema nervoso. Alguns mecanismos de invasão já foram sugeridos, como através da via olfatória, pelo aumento da permeabilidade da barreira hematoencefálica - uma estrutura super seletiva que protege nosso Sistema Nervoso Central de substâncias neurotóxicas-, e através da corrente sanguínea.
Pacientes com SARS-CoV-2 podem apresentar diversos sintomas neurológicos leves, como distúrbios olfativos e gustativos, tontura, dor de cabeça e confusão, além disso, alguns pacientes apresentam sintomas mais graves, como convulsões, derrame e encefalite, que é uma infecção no cérebro causada por vírus ou bactérias. Em um estudo brasileiro, cientistas viram que mesmo quem teve a forma leve da COVID-19, pode apresentar mudanças na estrutura do Córtex, que é a região mais rica em neurônios do nosso cérebro relacionada à memória, atenção e consciência.
Devemos lembrar que apesar de estarmos lidando com o SARS-CoV-2 há mais de um ano, para os cientistas ele ainda é uma novidade e precisa ser muito estudado! Por isso, continuem tomando conta de vocês e de entes queridos!