• samanthamendes3

Outras vacinas no Brasil


E ainda há outras vacinas querendo entrar em território brasileiro! Em algum momento já ouvimos os nomes “Pfizer”, “Janssen” e "Sputnik V”, mas você sabe em que pé estão essas vacinas para entrarem no país e chegarem nos postos de saúde?


A Pfizer em parceria com a empresa BioNTech, desenvolveu uma vacina que utiliza RNA mensageiro, auxiliando o organismo a gerar anticorpos contra o Coronavírus. Essa vacina é eficaz! Os estudos da vacina mostraram que a eficácia é de 95%, com um intervalo de 21 dias entre as duas doses e a ANVISA já concedeu o registro definitivo à vacina em fevereiro.



Já a Janssen, que é conhecida como um braço farmacêutico da empresa Johnson & Johnson, estava em fase de estudos aqui no Brasil, mas recentemente pediu à ANVISA o uso emergencial da sua vacina. Essa vacina utiliza a estratégia de vetor viral recombinante que se baseia no uso de um adenovírus modificado (que não se replica e nem causa resfriado) que carrega informações do coronavírus e irá induzir a produção de anticorpos, com apenas uma única dose. O estudo contou com um total 45 mil pessoas, sendo que no Brasil foram 7 mil voluntários.


E por fim, a Sputnik V, conhecida como um dos primeiros imunizantes a ser registrado contra o Coronavírus no mundo. Atualmente está sendo analisada pela ANVISA, para poder ser aplicada aqui no Brasil. A Sputnik V utiliza vetor adenoviral, que pode entregar o material genético de um vírus para uma célula, induzindo o organismo a produzir anticorpos específicos contra o coronavírus. Ela possui uma eficácia de 91,6%, calculada a partir de dados de 19.866 voluntários que receberam as duas doses da vacina.



Mas é importante enfatizar que para que todas essas vacinas sejam aplicadas precisam da autorização da Anvisa! Ela que vai garantir a segurança, analisando a fabricação e a eficiência dessas vacinas, para que possamos voltar a nossas verdadeiras rotinas seguros e principalmente saudáveis!


Fontes que podem ser usadas:

- https://www.pfizer.com.br/pfizer-no-combate-ao-coronavirus

- https://www.janssen.com/brasil/Pesquisa-Desenvolvimento-da-vacina-candidata-da-Janssen-contra-COVID-19

- https://sputnikvaccine.com/prt/

6 views0 comments

Recent Posts

See All