• Marcelo Amaral

InflammaZoom #1

Em tempos de pandemia, reuniões virtuais tornaram-se mais comuns para a comunidade científica. Esta semana ocorreu o primeiro seminário do InflammaZoom, que consiste em discutir as novidades relacionadas aos achados no campo dos inflamassomas. Esta primeira transmissão contou com apresentações do Dr. Feng Shao (National Institute of Biological Sciences, NIBS - Beijing, China) e do Dr. Franklin Zhong (Nanyang Technological University - Singapore).


Feng Shao apresentou a palestra intitulada “Pyroptosis: Structural mechanisms & antitumor immunity”. Shao dissecou os mecanismos bioquímicos e estruturais de clivagem e ativação de caspases e gasderminas, finalizando o estudo com aplicações no tratamento de tumores. Curiosamente, células tumorais possuem certas gasderminas silenciadas em células tumorais. No modelo experimental de Shao, camundongos tratados com Phe-BF3 induziu ativação de gasdermina e pode eliminar grande parte do tumor. Entretanto, o controle tumoral não foi devido a morte celular direta destas células, visto que apenas 10% do tumor foi eliminado diretamente por piroptose. No entanto, a sinalização destes 10% de células tumorais que morreram por piroptose foi capaz de ativar células T citotóxicas para o controle em massa do tumor. Shao concluiu a palestra mostrando então que células citotóxicas secretam granzimas capazes de ativar gasderminaB, formando poro na célula tumoral que induz a morte por piroptose.


Franklin Zhong teve como título da palestra “NLRP1 - a versatile inflammasome sensor that coordinates innate immune defense in human epithelial tissues”. Zhong explorou a atividade de inflamassomas no maior órgão humano, a pele. Zhong mostrou que o inflamassoma NLRP1 é o principal expresso na pele, e que mutação por ganho de função induz predisposição ao câncer de pele hereditário MSPC (multiple self-healing palmoplantar carcinoma). Demonstrando pela primeira vez evidência genética que correlaciona NLRP1 e predisposição ao câncer.




0 views

Molecular Immunology Lab

© 2020 Bortoluci's Lab - São Paulo Vila Clementino

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram