• Luiza Zainotti

Global Immunotalks: "Regulation of the antibody response: from sex to the brain" - Dr. Hai Qi

Updated: May 22

Nesta semana, o Global Immunotalks contou com a apresentação do Dr. Hai Qi da Universidade de Tsinghua (Pequim - China). Em sua palestra, intitulada “Regulação da resposta de anticorpos: do sexo ao cérebro”, o pesquisador falou um pouco sobre as influências dos hormônios sexuais e do metabolismo cerebral sobre a resposta imunológica.

Considerando a conhecida diferença entre as respostas imunes desencadeadas por homens e mulheres e como isso pode estar relacionado a suscetibilidade à doenças autoimunes, a primeira parte da apresentação foi direcionada às descobertas recentes do Dr. Hai a respeito de como os hormônios sexuais poderiam modular as células B, contribuindo para justificar essa diferença observada na resposta.

Primeiro, experimentos de transferência de células B provenientes de i) apenas camundongos do sexo masculino e ii) camundongos de ambos os sexos para um camundongo receptor do sexo masculino mostraram que a presença de células B proveniente de doadoras fêmeas induz uma resposta mais forte, com as células sendo posicionadas nos centros germinativos (CGs) mais rapidamente e uma população maior de células plasmáticas do baço (CPB).

Também foi mostrado que o receptor de superfície GPR174 está relacionado à essa diferença observada entre os dois sexos em termos de formação dos GCs devido a um acoplamento diferencial de GPR174 com proteínas Gɑ, após interação com seu ligante CCL21. De importância, este acoplamento diferencial é principalmente impulsionado pela testosterona. O GPR174 também foi correlacionado com a diferente susceptibilidade à doenças observada entre os dois sexos, com um experimento mostrando que esse receptor exibia um papel protetivo contra EAE apenas nos camundongos do sexo masculino. Isso mostra que a interação GPR174-CCL21 modula a dinâmica de entrada nos CGs e é parcialmente responsável pelo dimorfismo sexual na imunidade/auto-imunidade humoral.

A segunda parte da apresentação foi focada em responder a grande questão acerca de como o cérebro pode afetar o sistema imunológico. Diferentemente do que se sabe sobre o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e seus efeitos antiinflamatórios e imunossupressores, os estudos do Dr. Hai foram mais focados em elucidar os efeitos estimulantes do cérebro sobre a imunidade.

Usando camundongos que tiveram o nervo esplênico (nervo isolado que enerva especificamente o baço) removido ou que passaram por uma “cirurgia falsa” (sem danos ao nervo) foi possível avaliar comparativamente as taxas de formação de CG e de CPBs após a imunização com NP-KLH. Foi observada uma grande redução na formação de CPBs nos camundongos desnervados, sugerindo um papel importante para o nervo nesse processo. Também foi observado que a responsividade à acetilcolina (ACH) pelas células B é necessária para a formação ideal das CPBs e que os efeitos intrínsecos dessa responsividade ocorrem downstream às atividades do nervo esplênico, uma vez que a deleção das subunidades do receptor da ACH só levou a uma redução no número de CPBs nos animais sem danos aos nervos.

Junto à isso, foi observado que as duas regiões do cérebro responsáveis ​​por induzir essas respostas das células B são o núcleo paraventricular e a amígdala central, enriquecidas em neurônios liberadores de corticotrofina. Utilizando ensaios de ablação, inibição e ativação desse tipo de neurônio, foi demonstrado que esses são, de fato, responsáveis ​​por atuar sobre o nervo esplênico, induzindo as respostas das células B.

Concluindo, a segunda parte da apresentação mostrou que a imunidade humoral adaptativa é regulada por uma via neural direta, além do conhecido sistema neuroendócrino, destacando um equilíbrio entre a imunossupressão e os efeitos imunoestimuladores dos neurônios liberadores de corticotrofina.


Veja a palestra completa do Dr. Hai Qi (https://www.youtube.com/watch?v=Y6gG1zEIb3A) e acompanhe a série de palestras oferecidas todas as quartas-feira às 13hrs (horário de Brasília) no canal da Immunotalks.



7 views

Recent Posts

See All

Molecular Immunology Lab

© 2020 Bortoluci's Lab - São Paulo Vila Clementino

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram