• samanthamendes3

Dia Internacional da Imunologia


Pra quem não sabe, hoje, dia 29 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Imunologia.


Criado em 2005, pela European Federation of Immunological Societies (EFIS) e lembrado até hoje, o Dia da Imunologia vem para lembrar a todos nós - não só cientistas - de que o Sistema Imune é um dos sistemas do corpo humano mais essenciais para a manutenção da saúde e do bem-estar.


A imunologia nunca esteve tão em pauta e tão discutida como nestes últimos meses, devido a pandemia de COVID-19, com milhões de pessoas se dando conta dos “guerreiros invisíveis" que nos protegem todos os dias. Mas, infelizmente, estamos vendo o sistema de saúde colapsar, milhares de pessoas morrendo diariamente, e milhares de pessoas desacreditadas sobre a eficácia de vacinas, que é uma das maiores conquistas da ciência.


Impossível falar de imunologia sem nos lembrar das vacinas. Cientistas brasileiros estão avançando cada vez mais na pesquisa de uma vacina contra o HIV, vírus causador da AIDS. São graças a eles que doenças como poliomielite, varicela, sarampo e dentre tantas outras, quase sumiram “do mapa”, causando impacto significativo nas taxas de mortalidade no Brasil.


Contudo, não é só os microorganismos que são inimigos dos imunologistas, há também a desinformação. Graças a ela, vimos recentemente o sarampo sendo uma nova preocupação e agora também vemos inúmeras pessoas se esquecendo de tomar a segunda dose da vacina contra o Coronavírus ou nem tomando a primeira.


Nós, como cientistas, não importa o nosso campo de estudos, devemos ser uma fonte de informação confiável e passar adiante todo o conhecimento que foi carinhosamente entregue a nós pelos professores. Já nos foi informado que essa não vai ser a última pandemia e por isso, devemos nos fortalecer para que assim possamos lutar mais uma vez.

4 views0 comments

Recent Posts

See All